Carta de direitos e deveres
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Para que a biblioteca possa prestar um serviço de qualidade, como se propõe na sua missão,
é fundamental o estabelecimento de um compromisso mútuo entre a Biblioteca e os seus
utilizadores. Este compromisso reflecte-se na presente Carta de Direitos e Deveres dos
utilizadores da Biblioteca, de acordo com o Regulamento, aprovado por acordo do
Conselho Permanente da Biblioteca do Instituto Politécnico de Beja.
DIREITOS DOS UTILIZADORES
Os utilizadores internos e externos dos serviços da Biblioteca têm os seguintes direitos:
:: À prestação de serviços da Biblioteca com horários orientados para a satisfação, na
medida das disponibilidades, das necessidades dos utilizadores;
:: Acesso ao fundo documental disponibilizado de forma organizada e arrumado de forma
sistemática;
:: Ao atendimento amável e cordial com orientação e atenção personalizada,
seja de forma presencial, telefónica ou por correio electrónico;
:: A recuperar e aceder a informação correcta e pertinente em qualquer suporte;
:: À dedicação por parte dos funcionários no apoio à pesquisa de informação em todos os
recursos de carácter científico disponíveis;
:: A adquirir capacidades e competências específicas na utilização dos recursos de
informação disponíveis;
:: A receber informação actualizada relativa ao funcionamento e serviços da Biblioteca;
:: A ter acesso remoto a partir da página Web a informação bibliográfica, recursos e serviços
on-line;
:: A participar na avaliação e no processo de melhoria contínua dos serviços da Biblioteca.
:: A dispor de recipientes para a recolha selectiva de matérias recicláveis (papel e
cartuxos de impressão).
:: À confidencialidade dos seus dados pessoais.
DEVERES DOS UTILIZADORES
Os utilizadores internos e externos dos serviços da Biblioteca têm os seguintes deveres:
:: Respeitar a integridade das instalações e equipamentos da Biblioteca, assim como dos
fundos e documentos que os compõem, utilizando-os para fins próprios próprios, e observar
a devida diligencia que evite situações de risco para os mesmos;
:: Cumprir as indicações da equipa da Biblioteca e as disposições que regulamentam os serviços,
e em especial, as normas do serviço de empréstimo domiciliário;
:: Colaborar com a Biblioteca no sentido de manter o correcto funcionamento dos distintos
serviços disponibilizados;
:: Ter disponibilidade aquando da procura dos serviços de referência e apoio bibliográfico, no
sentido dos funcionários poderem responder às suas necessidades e expectativas;
:: Utilizar as ferramentas e serviços on-line disponíveis para agilização de processos;
:: Omitir os comportamentos que podem perturbar a prestação do Serviço da Biblioteca e
interferir com os direitos dos outros utilizadores;
:: Manter os dados pessoais actualizados;
:: Responsabilização na utilização do serviço de impressão, nomeadamente com a
redução do consumo de papel;
:: Respeito pelos Direitos de Autor e Direitos Conexos relativos à propriedade
intelectual, nomeadamente na utilização do serviço de reprodução de documentos.