IPBeja - Instituto Politécnico de Beja

 
 
Pratica Actividade Física
"30 minutos por dia não sabe o bem que lhe fazia"

Gabinete de Apoio à Actividade Desportiva

A actividade física e desportiva assume-se cada vez com maior determinação como um factor de desenvolvimento humano na promoção do bem-estar, da qualidade de vida, na promoção da saúde e prevenção da doença.

Os ritmos e padrões de vida que caracterizam, cada vez mais, os estudantes e restante comunidade educativa do sistema de ensino superior, marcados por um acentuadíssimo nível de sedentarismo, com a presença permanente de factores de pressão, tanto de natureza cognitiva como de natureza sócio-afectiva, alertam cada vez com maior pertinência para a necessidade de encontrar momentos, espaços e oportunidades de prática física e desportiva.

No cumprimento do seu papel e das suas funções, o Instituto Politécnico de Beja e os seus Serviços de Acção Social decidiram criar uma estrutura que possa dinamizar, de uma forma integrada a prática de actividades físicas e desportivas dirigidas a toda a comunidade escolar que integra o Instituto.

O Gabinete de Apoio à Actividade Desportiva (GAAD), surge assim em função das necessidades diagnosticadas e passa a integrar os Serviços de Acção Social numa relação directa com a Presidência do IPB.

O Gabinete de Apoio à Actividade Desportiva tem como principais objectivos:

q       Identificar e caracterizar as necessidades, interesses e hábitos de prática de actividades físicas e desportivas da comunidade que integra o IPB;

q       Promover a criação/manutenção de hábitos salutares de prática física e desportiva regular;

q       Contribuir para a formação pessoal e social dos estudantes do Instituto Politécnico de Beja, criando condições para a sua participação na actividade física e desportiva.

q       Contribuir para a promoção do Instituto Politécnico de Beja através do desporto e da participação desportiva dos seus agentes nos eventos desportivos externos e internos.

q       Apoiar a organização e desenvolvimento de actividades e eventos desportivos propostos pelas associações de estudantes, grupos de alunos, docentes e funcionários;

q       Promover o desenvolvimento de actividades físicas e desportivas, realizadas com carácter circunstancial, integrando eventos mais ou menos abrangentes, promovidos pelo Instituto, por cada uma das unidades orgânicas ou pelo próprio gabinete.

q       Promover o desenvolvimento de actividades físicas e desportivas, realizadas com carácter regular e sistemático, procurando dar resposta às necessidades e interesses da comunidade.

q       Apoiar a participação do IPB nas actividades desportivas federadas inseridas na Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), decorrentes das solicitações e propostas apresentadas pelos estudantes e respectivas associações.

q       Promover a organização de congressos, jornadas, seminários, palestras, etc. relacionadas com a actividade física e o desporto.

 Funcionamento

Consubstanciado nos objectivos definidos e considerando a estrutura organizacional e os recursos disponíveis, o Gabinete de Apoio à Actividade Desportiva desenvolverá a sua acção, tendo em conta as seguintes vertentes de intervenção:

(1)              Apoio à organização e desenvolvimento de actividades e eventos desportivos (I Maratona multi-actividades do I.P.Beja, acções de formação desenvolvidas por alunos, exemplo disso a III acção de formação de BTT); (2) Dinamização, implementação e desenvolvimento de actividades físicas e desportivas, quer regulares (Aulas de aeróbica), quer pontuais (torneios de Futsal, Voleibol e Basquetebol); (3) Apoio às Actividades Desportivas Federadas (Equipa de Futsal do I.P.Beja); (4) Participação e/ou organização de congressos, jornadas, seminários, palestras. 

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica