Tipo de Notícia

Notícia 

Ano

2019 

Mês

Janeiro 

Título

Projeto “Reinventar por Diogo Piçarra – Os Tvgas” no IPBeja em janeiro 

Corpo

No âmbito do contacto estreito que o IPBeja pretende desenvolver com as escolas secundárias e profissionais, especialmente do distrito de Beja, no ano de 2019, começamos por receber o projeto “Reinventar por Diogo Piçarra – Os Tvgas” no dia 29 de Janeiro, pelas 17h. O músico Diogo Piçarra é, como é sabido, desde 2018, Embaixador do IPBeja. É, pois, com muito gosto que damos início a 2019 com uma performance da sua responsabilidade que inclui, para além da apresentação e explicação do livro “Os Tvgas”, duas músicas criadas para o projeto e ainda uma sessão de autógrafos no final. A entrada é livre mas, para ter acesso há que fazer uma inscrição prévia em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc9ddbKCphAAmbTpV6XOIC_a6UYf9DnEcaczIaZhw4PFXl2Ig/viewform O passo seguinte será dirigir-se à Loja CUBO, situada no Edifício I dos Serviços Comuns do IPBeja (aberta das 9h às 15h, dias úteis) e levantar o seu bilhete. No dia do espetáculo, deverá estar presente a partir das 16.30h para que, à porta do Auditório e contra a entrega do seu bilhete, lhe seja oferecido um exemplar do livro do Diogo Piçarra em apresentação. Ele irá autografar os livros das primeiras 50 inscrições.
No livro, que integra um projeto pedagógico mais alargado, o leitor ingressará numa viagem íntima do autor pela obra camoniana “Os Lusíadas”. Os cinco séculos que separam Piçarra de Camões foram o mote para a investida do autor numa odisseia por mares e continentes, desta feita, não para desbravar novos mundos, mas para descobrir, conhecer e dar a conhecer portugueses e portuguesas que partiram de Portugal. Os dez cantos de “Os Lusíadas” transformam-se, pela mão de Piçarra, em dez cantos do globo terrestre, onde o autor desembarca para encontrar emigrantes portugueses e portuguesas, que dão cartas na ciência, no ensino, na restauração e hotelaria, no desporto, nos negócios, entre outras áreas, e sobre quem poetiza. Piçarra selecionou algumas estâncias de cada canto de “Os Lusíadas” e, inspirado pelas mesmas, versa sobre a vida de quem teve de sair do seu país natal para procurar realização pessoal e profissional. A abrir cada canto, o leitor encontrará o passaporte destes portugueses e destas portuguesas, com dados sobre a sua identificação, mas, será somente nos poemas de Piçarra que o mesmo conseguirá vislumbrar a alma lusitana de cada um/as deles/as. O livro está ainda guarnecido de outras ferramentas que, com toda a certeza, enriquecerão a experiência daqueles que decidam entrar nesta viagem. Um mapa com a rota de Piçarra pelo mundo e de Vasco da Gama até à Índia, o passaporte de todos/as os/as personagens, incluindo o do autor, espaços em branco onde o leitor é desafiado a escrever a sua própria viagem e poesia, as letras das músicas que Diogo Piçarra escreveu e musicou para o projeto, são apenas alguns dos materiais que o leitor encontrará em “Os Tvgas”.
“Os Tvgas” é um registo despretensioso, inspirado por aquela que é considerada uma das obras literárias portuguesas mais conhecidas em todo mundo. Estudar “Os Lusíadas” é um desafio exigente, é preciso amar “Os Lusíadas” para que o desafio seja enfrentado com o sentimento de orgulho e de pertença à nação lusitana. Acompanhar os jovens e ajudá-los neste processo é o propósito de Diogo Piçarra.
Ao longo da apresentação do projeto, Diogo Piçarra desafia os alunos a lerem alguns dos poemas presentes no livro.

Imagem

 

Group

 

Data

03-01-2019 12:00 

Link

 

Image

 
Anexos
Criado em 03-01-2019 12:00  por Marta Dias 
Última modificação em 03-01-2019 14:23  por Marta Dias 
  • IPBeja no YouTube
  • IPBeja no Facebook
  • IPBeja no Linkedin
  • IPBeja no Flickr
  • IPBeja no Twitter
  • IPBeja no Issuu
  • IPBeja Notícias RSS
  • IPBeja Instangram
  • Início
  • Contactos do IPBeja
  • Localização de IPBeja
  • FAQ
  • Mapa do Site
©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica