IPBeja - Fórum para o Desenvolvimento
IPBeja > Fórum para o Desenvolvimento

Conceito

O Fórum para o Desenvolvimento é um projecto consignado no programa de candidatura da actual Presidência do IPBeja e visa ser um fórum agregador do debate local, que marque a agenda local/nacional através de uma proposta diferenciadora, fomentando a reflexão/discussão e a organização em torno dos factores e estratégias de promoção do desenvolvimento de territórios de baixa densidade demográfica. Tem como objectivos definidos em sede de programa de Candidatura e no âmbito do Plano Estratégico para o IPBeja (2010.13), os seguintes:

 

  1. Contribuir para a promoção integral do Território.
  2. Incentivar à criação de estratégias de parceria entre stakeholders territoriais que potenciem uma acção conjunta ao nível do aproveitamento de recursos, equipamentos e plataformas.
  3. Partilhar entre comunidade académica e empresarial, produtos/serviços inovadores e sustentáveis capazes de se operacionalizarem em boas oportunidades de negócio;
  4. Despoletar estratégias de acção concertada no aproveitamento dos recursos, dos equipamentos, e da gestão dos meios e vias de comunicação;
  5. Potenciar a dinamização de clusters económicos que captem capital para a região e criem emprego

Parte-se do pressuposto que as instituições de ensino superior devem dar um contributo inovador e criativo ao contexto em que actuam; por serem isentas de interesse corporativo e actuarem numa área de influência mais abrangente que vai para além dos municípios; por abarcarem um conjunto de perfis formativos e áreas de investigação extensivos, por produzirem saber e know-how num leque diversificado de áreas de interesse regional/nacional, etc., e, por fim, pelos seus atributos estatutários.

 

 

 

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica