|
2ª Edição - 30 de Outubro de 2009, pelas 18h00m

- Título: "O Parque Eólico de Almodôvar: Repercussões
Sociais, Económicas e Expectativas de Futuro"
Para além do facto de serem inesgotáveis, as energias renováveis constituem uma alternativa à combustão de resíduos fósseis. Apesar de Portugal ser um dos países da Europa com menor consumo de electricidade per capita – em 2006 consumiram-se 4 799 kWh, o que o colocou na 21ª posição – apresenta uma elevada dependência do exterior (82,9% em 2007), resultante da escassez de recursos como sejam o petróleo, o gás e o carvão.
Neste contexto, por forma a inverter esta situação e tendo em conta igualmente as características climáticas do nosso país, é determinante aumentar a contribuição das energias renováveis; para isso, é importante o contributo da Política Energética definida para a Europa e cuja discussão se iniciou em 2007, no sentido de “transformar a Europa numa economia energética mais limpa e com baixa produção de CO2”.
Em Portugal as linhas estratégicas para o sector da energia estão definidas na Estratégia Nacional para a Energia (Resolução de Conselho de Ministros nº 169/2005, de 24 de Outubro), constituindo metas específicas para as Energias Renováveis:
“- A produção de electricidade com base em energias renováveis passa de 39% para 45% do consumo em 2010, e com uma forte aposta [na exploração de todas as suas fontes];
- Os biocombustíveis utilizados nos transportes aumentam de 5,75% dos combustíveis rodoviários para 10% em 2010”.
Assim, “em 2007, o contributo das energias renováveis no consumo total de energia primária foi de 17,1% (...). É manifesto o crescimento da potência instalada em fontes de energia renovável nos últimos anos para a produção de electricidade.” No final do mês de Maio último, por exemplo, Portugal apresentava uma potência instalada de energia renovável de 8 616 MW.
No distrito de Beja existem, actualmente, nove parques de energias “limpas”, distribuídos pelos concelhos de Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura e Serpa, destacando-se, na Amareleja, a maior central fotovoltaica do mundo (46 MW), e em Almodôvar o maior parque eólico do Sul de Portugal (26 MW).
(Dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia - http://www.dgge.pt/, consultado em 9 de Agosto de 2009) |
- Local: "Convento de Nossa Senhora da Conceição"



|
Situado a Este da vila, este magnífico edifício pertencia à Ordem Terceira de S. Francisco e foi fundado em 1680, por Frei Evangelista, tendo sido lançada a primeira pedra a 2 de Setembro daquele ano.
Para alguns escritores, os fundadores do Convento foram Fernando Guerreiro e Bárbara de Alveolos; a ele se refere, em 1750, o relatório de D. Frei Miguel de Távora.
A igreja encontra-se degradada, não deixando, contudo, de ter integrados elementos de beleza impar, sendo que todos os seus altares são de talha dourada, dos finais do século XVII e princípio do século XVIII. O tecto da capela-mor está pintado e tem ainda três quadros: um com o presépio e dois relacionados com o Casamento da Santíssima Virgem com S. José.
Por baixo dos quadros existem dois extensos painéis de azulejos de cor, predominantemente azul. À entrada do templo está colocado um órgão de tubos, de estilo oriental. Nas paredes do interior do templo, existem ainda outros quadros e alguns Cristos crucificados.
No exterior, esta igreja tem apenas uma pequena torre sineira, no frontispício.
O Convento funcionou até à extinção das Ordens Religiosas, em 1834. Foi concedido à Câmara Municipal, em 8 de Janeiro de 1859, para a mesma ali estabelecer os Paços do Concelho, Tribunal Judicial e demais repartições Públicas.
Com a aquisição do actual edifício, comprado a Maria Cândida Maciel e Manuel Rodrigues Maciel, por escritura lavrada, a 15 de Dezembro de 1928, para aqui vieram, imediatamente, os Paços do Concelho.”

|
- Intervenientes Convidados:
» Álvaro Rodrigues Especialista em energia eólica e investigador no Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial - INEGI - no Porto ... saber mais » João Bernardo Director dos Serviços Renováveis, Eficiência e Inovação da Direcção Geral de Energia e Geologia ... saber mais
» António Sá Costa Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Energias Renováveis ... saber mais » Lobo Gonçalves Administrador da ENERNOVA - Novas Energias, S.A., empresa promotora do Parque Eólico de Almodôvar... saber mais
» Rui Reininho Estudou cinema no Conservatório Nacional. Em 1977 colaborou com Jorge Lima Barreto no projecto Anar Band. Em 1981, tornou-se vocalista do GNR, e depois da saída de Vítor Rua em 1982, o seu principal mentor e figura mais destacada ... saber mais
- Participantes convidados*:
. Susana Sobral (Directora da ARECBA - Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo)
. Fernando Noivo (Responsável pelo Parque Temático de Energias Renováveis - Loures)
* Foram convidadas, na qualidade de participantes convidados, todas as outras empresas promotoras de projectos de energias renováveis que, à altura, se encontram em funcionamento, como forma de enriquecer o debate, nomeadamente:
. WPD Energy, LLC . ACCIONA, S.A. . NET PLAN, Telecomunicações e Energia, Lda . GENERG - Gestão e projectos de Energia, S.A. . TECNEIRA - Tecnologias Energéticas, S.A. . CAVALUM SGPS, S.A. . CATAVENTO - Produção de Energia Eólica, S.A.
Actividades complementares:
- Concerto musical com "Eduardo Ramos"
Local: Biblioteca Municipal de Almodôvar Horário: 21h30m

- Exposição de pintura "Alentejo de Em.cantos" da autoria de António Duro onde são apresentados trabalhos feitos para o projecto "em.cantos".
Local: Convento de Nossa Senhora da Conceição Duração: Dia do evento Horário: a partir das 17h00m

Outras informações:
|
|
|