10h00 |
Receção dos Participantes no Auditório I do IPBeja
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10h15 |
Apresentação de cursos do IPBeja, formas de ingresso e oportunidades de Apoio Social Escolar
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11h00 |
Fotografia de grupo
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11h10 |
Atividades práticas /experimentais organizadas pelos cursos
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Série 1 – 11h10 – 11h40
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S1- A Curso: Licenciatura em Agronomia Nome da Atividade: Primaveras Silenciosas – como evitar? Descrição: Tem como principal objetivo a promoção da cultura científica e a aproximação da comunidade à ciência, possibilita um melhor processo de ensino-aprendizagem desta área cientifica aos alunos de todas as escolas do distrito. Sala: Lab.13 da ESAB |
S1- B Curso: Licenciatura em Agronomia Nome da Atividade: Como usar a Inteligência Artificial de forma inteligente Descrição: Através de exemplos simples, no qual irão participar usando os computadores, mostrar aos alunos como podem usar a inteligência artificial, de uma forma crítica/inteligente, para os ajudar em tarefas de apoio ao estudo: Tradução; Correção de erros ortográficos e gramaticais; Ajuda em pesquisas. Sala: Sala de Informática da ESAB
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S1- C Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas, CTESP em Viticultura e Enologia e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Utilização de equipamentos com tecnologia associada na execução de algumas atividades agrícolas Descrição: Execução/observação de trabalhos a efetuar por equipamentos equipados com alta tecnologia usada em agricultura de precisão. Utilização do GPS com RTK na execução de algumas atividades agrícolas. Sala: Centro Experimental
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S1- D Curso: Licenciatura em Agronomia Nome da Atividade: Como crescem as plantas? Descrição: Os meristemas como motores de crescimento, em altura e em diâmetro. O que são, onde se situam e resultado da sua atividade. Sala: Lab. 14 ESAB |
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S1- E Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas regadas, CTESP em Viticultura e Enologia e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: O Solo e a Produção Vegetal Descrição: Nas sociedades modernas exige-se que a produção vegetal seja capaz de suprir as necessidades alimentares das populações, atendendo à qualidade, baixo preço, e que simultaneamente seja obtida de um modo sustentável para que os efeitos sobre o ambiente sejam minorados e a qualidade e produtividade dos solos asseguradas. Assim, é muito importante a gestão adequada dos solos neste setor de atividade económica que se pretende atual, moderno e sustentável e adaptada às alterações climáticas. Com esta atividade, pretende-se mostrar algumas ferramentas de avaliação das condições do solo direcionadas para a produção vegetal nomeadamente a fertilidade dos solos e a disponibilidade de água para as culturas. Sala: Lab. 4 ESAB
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S1- F Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Identificação de sementes Descrição: Tem como principal objetivo a promoção da cultura científica e a aproximação da comunidade à ciência, possibilita um melhor processo de ensino-aprendizagem desta área cientifica aos alunos de todas as escolas do distrito. Sala: Lab. De Análise de Sementes e Matérias Primas Vegetais |
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S1- G Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Avaliação da qualidade de cereais e farinhas Descrição: Determinação de parâmetros para avaliação da qualidade de cereais praganosos e farinhas. Utilização industrial e obtenção de produtos. Sala: Lab. De Análise de Sementes e Matérias Primas Vegetais
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S1- H Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas, CTESP em Viticultura e Enologia e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Visita orientada ao Museu Botânico do IPBeja Descrição: Sessão sobre a importância das plantas na sociedade humana, com exemplos de usos tradicionais em Portugal e no Mundo. Sala: Museu Botânico |
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S1- I Curso: Técnico Superior Profissional em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Análise de alimentos para animais Descrição: Preparação de amostras de alimentos para animais, envolvendo a preparação das amostras, desidratação, moenda de amostras pré-preparadas e pesagem em balança de precisão. Sala: Laboratório de Nutrição Animal |
S1- J Curso: Técnico Superior Profissional em Análises Laboratoriais, Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Inovação Alimentar, Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Licenciatura em Tecnologias Bioanalícias Nome da Atividade: Mundo micro e macro dos micróbios Descrição: Observação de diferentes grupos microbianos ao microscópio e em projeção e em culturas, salientando a importância destas duas formas de estudo dos microrganismos na sua identificação. Sala: Laboratório 10
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S1- K Curso: Técnico Superior Profissional em Análises Laboratoriais, Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Inovação Alimentar, Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Licenciatura em Tecnologias Bioanalícias Nome da Atividade: Apanhar Micróbios na água Descrição: Os alunos irão contatar com uma das metodologias mais utilizada na análise microbiológica de águas e outros produtos líquidos, a filtração por membrana. Sala: Laboratório 10 |
S1- L Curso: Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e CTESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: Identificação de Nutrientes em Alimentos Descrição: Esta atividade lúdica irá permitir os estudantes realizarem pequenos trabalhos experimentais em laboratório para a identificação dos principais nutrientes existentes em alimentos. A atividade compreende três etapas, com disponibilização de documentos de suporte para realização das atividades e explicação dos princípios pedagógicos subjacentes. Serão realizadas pequenas atividades laboratoriais aos nutrientes presentes em diferentes alimentos: A – Identificação de proteínas; B – Identificação de glícidos; C – Identificação de lípidos. Serão utilizados alimentos como pão, banana, batata, leite, sumos de fruta, entre muitos outros. Sala: ESAB – Laboratório 21
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S1- M Curso: Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, CTESP em Tecnologia e Inovação Alimentar e CTESP em Viticultura e Enologia Nome da Atividade: Jogo de Aromas Descrição: Objetivo: 1 – Identificar o aroma presente num tubo e associá-lo ao produto onde se encontra (vinho ou azeite ou queijo) consultando as rodas dos aromas de cada produto. 2- Cheirar vinho, azeite e queijo, e encontrar os aromas presentes. Sala: ESAB / Pavilhão Tecnológico e LAS
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S1- N Curso: Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos Nome da Atividade: Determinação do grau Brix e da acidez em frutos e sumos de frutos Descrição: Determinação do resíduo seco solúvel por refractometria e da acidez em frutos e sumos de frutos no sentido da avaliação do grau de maturação e do equilíbrio doce/acidez Sala: Lab 18 ESAB |
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S1- O Curso: Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e CTESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: O Incrível Mundo dos Hidrocolóides Descrição: O hidrocolóides são componentes naturais, maioritariamente de origem vegetal e com uma vasta aplicação na indústria alimentar. Actualmente são bastante utilizados pela indústria e estão na base da criação de novos produtos permitindo melhorar as características em função das exigências do consumidor. Nesta actividade os alunos irão realizar experiências com a utilização de alguns hidrocolóides de uso alimentar, onde poderão observar a mudança de estado sob diferentes condições, estando previstas as seguintes actividades: Ooblek – O fluído não-newtoniano: preparação do fuído de Ooblek e avaliação do seu comportamento em função da velocidade de deformação. Caviar de fruta: utilização de alginato de sódio na preparação de esferas de fruta a partir de concentrados. Sala: Planta Piloto
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S1- P Curso: TESP em Gestão de Organizações Sociais Nome da Atividade: Quem sou eu? Gestor de uma Organização Social por um dia Descrição: Jogo de perguntas e respostas orientadas para a temática da Gestão de Organizações Sociais. Sala: ESTIG – sala a definir
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S1- Q Curso: TESP em Gestão de Organizações Sociais Nome da Atividade: Como usar a inteligência Artificial de forma inteligente Descrição: Através de exemplos simples, no qual irão participar usando os computadores, mostrar aos alunos como podem usar a inteligência artificial, de uma forma crítica/inteligente, para os ajudar em tarefas de apoio ao estudo: Tradução; Correção de erros ortográficos e gramaticais; Ajuda em pesquisas na área das Organizações Sociais. Sala: Lab.9 da ESTIG
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S1- R Curso: Técnico Superior Profissional em Psicogerontologia Nome da Atividade: Workshop sobre o envelhecimento Descrição: Brainstorming sobre a intergeracionalidade e o processo de envelhecimento. Breve apresentação do CTESP em Psicogerontologia. Sala: sala 2.13 da ESEB |
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S1- S Curso: Licenciatura em Serviço Social Nome da Atividade: Workshop “Ser Assistente Social” Descrição: Sala: ESEB – sala a definir |
S1- T Curso: Técnico Superior Profissional em Som e Imagem Nome da Atividade: Simulação da realização de um Programa Descrição: Produção e edição de áudio, onde assistirão a uma simulação da realização de um programa com a atuação de um aluno do Tesp de Som e Imagem Sala: ESEB – Estúdio de Produção Áudio
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S1- U Curso: TESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: Avaliação da qualidade do leite para o fabrico do queijo Descrição: A atividade consistirá em avaliar o grau de frescura do leite através da determinação da acidez e da realização de testes microbiológicos qualitativos. Sala: Lab.16 da ESAB |
S1- V Curso: TESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: Os microrganismos e os alimentos Descrição: Explorar a relação dos microrganismos com os alimentos, quer nos aspetos benéficos quer prejudiciais. Alimentos produzidos por microrganismos; alimentos que incluem microrganismos; microrganismos como alimentos. Observação microscópica de alguns destes microrganismos. Alimentos degradados por microrganismos; alimentos como veículo de microrganismos patogénicos. Observação microscópica de alguns destes microrganismos. Sala: Lab.11 da ESAB
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S1- W Curso: Licenciatura em Terapia Ocupacional Nome da Atividade: Casa: um espaço para todos Descrição: Dar a conhecer aos participantes na atividade algumas divisões de uma casa, que podem ser adaptadas a diversas situações em que as pessoas, devido a alterações na sua condição de vida, perdem a sua independência e autonomia dentro da sua própria casa. Sala: Laboratório de Reabilitação – ESSB
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S1- X Curso: Licenciatura em Engenharia Informática Nome da Atividade: Circuito Eugénio – Experimentação de Sistema de CAA no LabSI2 Descrição: O Eugénio é um sistema informático para a investigação em comunicação aumentativa e alternativa que também pode ser utilizado como solução de comunicação do dia-a-dia. Esta ferramenta pode ter diferentes configurações e dispositivos de entrada de dados conforme as características dos seus utilizadores. Pretende-se que visitantes percorram um circuito onde possam escrever frases no Eugénio em vários computadores, cada um com diferentes configurações de uso e dispositivos de entrada. Alguns resultados da tarefa serão mostrados aos utilizadores. Sala: L.15 (sala do LabSI2) – ESTIG
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S1- Y Curso: Licenciatura em Audiovisual e Multimédia Nome da Atividade: Produção Audiovisual em Estúdio Descrição: Breve enquadramento da produção audiovisual em contexto de estúdio. Sala: Sala 1.2- ESEB |
S1- Z Curso: Licenciatura em Turismo e CTESP em Informação e Comercialização Turística Nome da Atividade: “Turista por Um Dia no IPBeja” Descrição: Explorar, através de uma atividade lúdica organizada por alunos e docentes, o plano curricular, saídas profissionais, conhecimentos adquiridos, atividades e exercícios práticos realizados durante os vários anos de Curso, bem como as várias propostas de internacionalização. Explorar o turismo como uma atividade abrangente, com vários perfis de funções e em várias dimensões: económica, cultural, social, ambiental; contactar com a importância do Turismo à escala global, nacional e regional e contactar com a riqueza de Portugal como destino turístico. “Turista por um Dia no IPBeja” é uma “viagem” ao mundo do conhecimento do Turismo. Sala: Laboratório de Turismo e sala a definir – ESTIG
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S1- A1 Curso: Licenciatura em Turismo e CTESP em Informação e Comercialização Turística Nome da Atividade: “Turista por Um Dia no IPBeja” Descrição: Explorar, através de uma atividade lúdica organizada por alunos e docentes, o plano curricular, saídas profissionais, conhecimentos adquiridos, atividades e exercícios práticos realizados durante os vários anos de Curso, bem como as várias propostas de internacionalização. Explorar o turismo como uma atividade abrangente, com vários perfis de funções e em várias dimensões: económica, cultural, social, ambiental; contactar com a importância do Turismo à escala global, nacional e regional e contactar com a riqueza de Portugal como destino turístico. “Turista por um Dia no IPBeja” é uma “viagem” ao mundo do conhecimento do Turismo. Sala: Laboratório de Turismo e sala a definir – ESTIG
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S1- B1 Curso: CTESP em Apoio à Infância e Licenciatura em Educação Básica Nome da Atividade: Como animar os intervalos escolares no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico? Descrição: Realização de jogos tradicionais, cantigas de roda e leituras partilhadas. Sala: Campus do IPBeja |
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S1- C1 Curso: Licenciatura em Gestão de Empresas Nome da Atividade: Jogo de Gestão Empresarial Interativo Descrição: Participação dos alunos visitantes num jogo online interativo disponível numa plataforma da ESTIG constituído por um conjunto de questões sobre Literacia Financeira e Educação para o Consumo. Sala: Sala a definir - ESTIG |
S1- D1 Curso: CTESP em Desporto Lazer e Bem-estar e Licenciatura em Desporto Nome da Atividade: À descoberta do Campus Descrição: Através da modalidade desportiva Orientação, os participantes irão descobrir o campus do IPBeja e responder a perguntas e desafios relacionados com a Atividade Física e Desporto. Sala: Campo Basquetebol ESEB |
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S1- E1 Curso: CTESP em Apoio em Cuidados Continuados Integrados Nome da Atividade: Andar… de outra forma! Descrição: Os alunos terão oportunidade de conhecer vários equipamentos que permitam o posicionamento e a mobilidade de crianças, adultos e idosos com algum tipo de alteração física. Haverá oportunidade de conversa informal com os alunos do 1º ano do CTeSP e partilha de informação acerca do curso. Sala: Sala a designar – ESS
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S1- F1 Curso: CTESP em Redes e Sistemas Informáticos Nome da Atividade: Instalação e configuração de um Hotspot WIFI Descrição: Demonstração da criação de um HOTSPOT WIFI utilizando tecnologia Mikrotik. Sala: S11 – Laboratório Ubinet - ESTIG Responsável pela atividade: Armando Ventura
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S1- G1 Curso: Licenciatura em Enfermagem Nome da Atividade: Apresentação do Curso Descrição: Apresentação do curso e laboratórios. Sala: ESS
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S1- H1 Curso: CTESP Sistemas de Proteção do Ambiente Licenciatura em Engenharia do Ambiente, e Licenciatura em Tecnologias Bioanalíticas Nome da Atividade: Sustentabilidade Ambiental e Tecnologias Bioanalíticas: Haverá medicamentos na água que bebemos? Descrição: Os alunos irão contatar com uma metodologia de ponta para quantificar o Ipobrufeno em águas. Irão também realizar ensaios e visualizar o efeito da água poluída com ipobrufeno em organismos aquáticos (Dafnias). Irão utilizar programa informático para determinar a pegada hídrica de cada participante. Sala: ESAB (Laboratórios 6, 7, 8, sala de informática)
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S1- I3 Curso: CTESP Sistemas de Proteção do Ambiente Licenciatura em Engenharia do Ambiente, e Licenciatura em Tecnologias Bioanalíticas Nome da Atividade: S Tecnologias Bioanalíticas e Sustentabilidade Ambiental: Como podemos conhecer a qualidade do ar que respiramos em Beja? Descrição: Os alunos irão conhecer uma metodologia de ponta que permite avaliar a qualidade do ar de Beja. Irão também produzir biodiesel (combustível verde) a partir de óleos alimentares usados.. Sala: : ESAB (Laboratórios 6, 7, 8, sala de informática)
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11h40 |
Rotação entre atividades |
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11h50 |
Atividades práticas /experimentais organizadas pelos cursos |
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Série 2 – 11h50 – 12h30
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S2- A Curso: Licenciatura em Agronomia Nome da Atividade: Primaveras Silenciosas – como evitar? Descrição: Tem como principal objetivo a promoção da cultura científica e a aproximação da comunidade à ciência, possibilita um melhor processo de ensino-aprendizagem desta área cientifica aos alunos de todas as escolas do distrito. Sala: Lab.13 da ESAB
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S2- B Curso: Licenciatura em Agronomia Nome da Atividade: Como usar a Inteligência Artificial de forma inteligente Descrição: Através de exemplos simples, no qual irão participar usando os computadores, mostrar aos alunos como podem usar a inteligência artificial, de uma forma crítica/inteligente, para os ajudar em tarefas de apoio ao estudo: Tradução; Correção de erros ortográficos e gramaticais; Ajuda em pesquisas. Sala: Sala de Informática da ESAB
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S2- C Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas, CTESP em Viticultura e Enologia e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Utilização de equipamentos com tecnologia associada na execução de algumas atividades agrícolas Descrição: Execução/observação de trabalhos a efetuar por equipamentos equipados com alta tecnologia usada em agricultura de precisão. Utilização do GPS com RTK na execução de algumas atividades agrícolas. Sala: Centro Experimental
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S2- D Curso: Licenciatura em Agronomia Nome da Atividade: Como crescem as plantas? Descrição: Os meristemas como motores de crescimento, em altura e em diâmetro. O que são, onde se situam e resultado da sua atividade. Sala: Lab. 14 ESAB |
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S2- E Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas regadas, CTESP em Viticultura e Enologia e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: O Solo e a Produção Vegetal Descrição: Nas sociedades modernas exige-se que a produção vegetal seja capaz de suprir as necessidades alimentares das populações, atendendo à qualidade, baixo preço, e que simultaneamente seja obtida de um modo sustentável para que os efeitos sobre o ambiente sejam minorados e a qualidade e produtividade dos solos asseguradas. Assim, é muito importante a gestão adequada dos solos neste setor de atividade económica que se pretende atual, moderno e sustentável e adaptada às alterações climáticas. Com esta atividade, pretende-se mostrar algumas ferramentas de avaliação das condições do solo direcionadas para a produção vegetal nomeadamente a fertilidade dos solos e a disponibilidade de água para as culturas. Sala: Lab. 4 ESAB
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S2- F Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Identificação de sementes Descrição: Tem como principal objetivo a promoção da cultura científica e a aproximação da comunidade à ciência, possibilita um melhor processo de ensino-aprendizagem desta área cientifica aos alunos de todas as escolas do distrito. Sala: Lab. De Análise de Sementes e Matérias Primas Vegetais |
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S2- G Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Avaliação da qualidade de cereais e farinhas Descrição: Determinação de parâmetros para avaliação da qualidade de cereais praganosos e farinhas. Utilização industrial e obtenção de produtos. Sala: Lab. De Análise de Sementes e Matérias Primas Vegetais
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S2- H Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas, CTESP em Viticultura e Enologia e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Visita orientada ao Museu Botânico do IPBeja Descrição: Sessão sobre a importância das plantas na sociedade humana, com exemplos de usos tradicionais em Portugal e no Mundo. Sala: Museu Botânico |
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S2- I Curso: Técnico Superior Profissional em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Análise de alimentos para animais Descrição: Preparação de amostras de alimentos para animais, envolvendo a preparação das amostras, desidratação, moenda de amostras pré-preparadas e pesagem em balança de precisão. Sala: Laboratório de Nutrição Animal |
S2- J Curso: Técnico Superior Profissional em Análises Laboratoriais, Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Inovação Alimentar, Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Licenciatura em Tecnologias Bioanalícias Nome da Atividade: Mundo micro e macro dos micróbios Descrição: Observação de diferentes grupos microbianos ao microscópio e em projeção e em culturas, salientando a importância destas duas formas de estudo dos microrganismos na sua identificação. Sala: Laboratório 10
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S2- K Curso: Técnico Superior Profissional em Análises Laboratoriais, Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Inovação Alimentar, Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Licenciatura em Tecnologias Bioanalícias Nome da Atividade: Apanhar Micróbios na água Descrição: Os alunos irão contatar com uma das metodologias mais utilizada na análise microbiológica de águas e outros produtos líquidos, a filtração por membrana. Sala: Laboratório 10
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S2- L Curso: Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e CTESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: Identificação de Nutrientes em Alimentos Descrição: Esta atividade lúdica irá permitir os estudantes realizarem pequenos trabalhos experimentais em laboratório para a identificação dos principais nutrientes existentes em alimentos. A atividade compreende três etapas, com disponibilização de documentos de suporte para realização das atividades e explicação dos princípios pedagógicos subjacentes. Serão realizadas pequenas atividades laboratoriais aos nutrientes presentes em diferentes alimentos: A – Identificação de proteínas; B – Identificação de glícidos; C – Identificação de lípidos. Serão utilizados alimentos como pão, banana, batata, leite, sumos de fruta, entre muitos outros. Sala: ESAB – Laboratório 21
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S2- M Curso: Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, CTESP em Tecnologia e Inovação Alimentar e CTESP em Viticultura e Enologia Nome da Atividade: Jogo de Aromas Descrição: Objetivo: 1 – Identificar o aroma presente num tubo e associá-lo ao produto onde se encontra (vinho ou azeite ou queijo) consultando as rodas dos aromas de cada produto. 2- Cheirar vinho, azeite e queijo, e encontrar os aromas presentes. Sala: ESAB / Pavilhão Tecnológico e LAS
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S2- N Curso: Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos Nome da Atividade: Determinação do grau Brix e da acidez em frutos e sumos de frutos Descrição: Determinação do resíduo seco solúvel por refractometria e da acidez em frutos e sumos de frutos no sentido da avaliação do grau de maturação e do equilíbrio doce/acidez Sala: Lab 18 ESAB |
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S2- O Curso: Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e CTESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: O Incrível Mundo dos Hidrocolóides Descrição: O hidrocolóides são componentes naturais, maioritariamente de origem vegetal e com uma vasta aplicação na indústria alimentar. Actualmente são bastante utilizados pela indústria e estão na base da criação de novos produtos permitindo melhorar as características em função das exigências do consumidor. Nesta actividade os alunos irão realizar experiências com a utilização de alguns hidrocolóides de uso alimentar, onde poderão observar a mudança de estado sob diferentes condições, estando previstas as seguintes actividades: Ooblek – O fluído não-newtoniano: preparação do fuído de Ooblek e avaliação do seu comportamento em função da velocidade de deformação. Caviar de fruta: utilização de alginato de sódio na preparação de esferas de fruta a partir de concentrados. Sala: Planta Piloto
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S2- P Curso: TESP em Gestão de Organizações Sociais Nome da Atividade: Quem sou eu? Gestor de uma Organização Social por um dia Descrição: Jogo de perguntas e respostas orientadas para a temática da Gestão de Organizações Sociais. Sala: ESTIG – sala a definir |
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S2- Q Curso: TESP em Gestão de Organizações Sociais Nome da Atividade: Como usar a inteligência Artificial de forma inteligente Descrição: Através de exemplos simples, no qual irão participar usando os computadores, mostrar aos alunos como podem usar a inteligência artificial, de uma forma crítica/inteligente, para os ajudar em tarefas de apoio ao estudo: Tradução; Correção de erros ortográficos e gramaticais; Ajuda em pesquisas na área das Organizações Sociais. Sala: Lab.9 da ESTIG
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S2- R Curso: Técnico Superior Profissional em Psicogerontologia Nome da Atividade: Workshop sobre o envelhecimento Descrição: Brainstorming sobre a intergeracionalidade e o processo de envelhecimento. Breve apresentação do CTESP em Psicogerontologia. Sala: sala 2.13 da ESEB
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S2- S Curso: Licenciatura em Serviço Social Nome da Atividade: Workshop “Ser Assistente Social” Descrição: Sala: ESEB – sala a definir |
S2- T Curso: Técnico Superior Profissional em Som e Imagem Nome da Atividade: Simulação da realização de um Programa Descrição: Produção e edição de áudio, onde assistirão a uma simulação da realização de um programa com a atuação de um aluno do Tesp de Som e Imagem Sala: ESEB – Estúdio de Produção Áudio
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S2- U Curso: TESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: Avaliação da qualidade do leite para o fabrico do queijo Descrição: A atividade consistirá em avaliar o grau de frescura do leite através da determinação da acidez e da realização de testes microbiológicos qualitativos. Sala: Lab.16 da ESAB
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S2- V Curso: TESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: Os microrganismos e os alimentos Descrição: Explorar a relação dos microrganismos com os alimentos, quer nos aspetos benéficos quer prejudiciais. Alimentos produzidos por microrganismos; alimentos que incluem microrganismos; microrganismos como alimentos. Observação microscópica de alguns destes microrganismos. Alimentos degradados por microrganismos; alimentos como veículo de microrganismos patogénicos. Observação microscópica de alguns destes microrganismos. Sala: Lab.11 da ESAB
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S2- W Curso: Licenciatura em Terapia Ocupacional Nome da Atividade: Casa: um espaço para todos Descrição: Dar a conhecer aos participantes na atividade algumas divisões de uma casa, que podem ser adaptadas a diversas situações em que as pessoas, devido a alterações na sua condição de vida, perdem a sua independência e autonomia dentro da sua própria casa. Sala: Laboratório de Reabilitação – ESSB
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S2- X Curso: Licenciatura em Engenharia Informática Nome da Atividade: Circuito Eugénio – Experimentação de Sistema de CAA no LabSI2 Descrição: O Eugénio é um sistema informático para a investigação em comunicação aumentativa e alternativa que também pode ser utilizado como solução de comunicação do dia-a-dia. Esta ferramenta pode ter diferentes configurações e dispositivos de entrada de dados conforme as características dos seus utilizadores. Pretende-se que visitantes percorram um circuito onde possam escrever frases no Eugénio em vários computadores, cada um com diferentes configurações de uso e dispositivos de entrada. Alguns resultados da tarefa serão mostrados aos utilizadores. Sala: L.15 (sala do LabSI2) – ESTIG
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S2- Y Curso: Licenciatura em Audiovisual e Multimédia Nome da Atividade: Produção Audiovisual em Estúdio Descrição: Breve enquadramento da produção audiovisual em contexto de estúdio. Sala: Sala 1.2- ESEB |
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S1- Z Curso: Licenciatura em Turismo e CTESP em Informação e Comercialização Turística Nome da Atividade: “Turista por Um Dia no IPBeja” Descrição: Explorar, através de uma atividade lúdica organizada por alunos e docentes, o plano curricular, saídas profissionais, conhecimentos adquiridos, atividades e exercícios práticos realizados durante os vários anos de Curso, bem como as várias propostas de internacionalização. Explorar o turismo como uma atividade abrangente, com vários perfis de funções e em várias dimensões: económica, cultural, social, ambiental; contactar com a importância do Turismo à escala global, nacional e regional e contactar com a riqueza de Portugal como destino turístico. “Turista por um Dia no IPBeja” é uma “viagem” ao mundo do conhecimento do Turismo. Sala: Laboratório de Turismo e sala a definir - ESTIG |
S2- A1 Curso: Licenciatura em Turismo e CTESP em Informação e Comercialização Turística Nome da Atividade: “Turista por Um Dia no IPBeja” Descrição: Explorar, através de uma atividade lúdica organizada por alunos e docentes, o plano curricular, saídas profissionais, conhecimentos adquiridos, atividades e exercícios práticos realizados durante os vários anos de Curso, bem como as várias propostas de internacionalização. Explorar o turismo como uma atividade abrangente, com vários perfis de funções e em várias dimensões: económica, cultural, social, ambiental; contactar com a importância do Turismo à escala global, nacional e regional e contactar com a riqueza de Portugal como destino turístico. “Turista por um Dia no IPBeja” é uma “viagem” ao mundo do conhecimento do Turismo. Sala: Laboratório de Turismo e sala a definir – ESTIG
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S2- B1 Curso: CTESP em Apoio à Infância e Licenciatura em Educação Básica Nome da Atividade: Como animar os intervalos escolares no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico? Descrição: Realização de jogos tradicionais, cantigas de roda e leituras partilhadas. Sala: Campus do IPBeja |
S2- C1 Curso: Licenciatura em Gestão de Empresas Nome da Atividade: Jogo de Gestão Empresarial Interativo Descrição: Participação dos alunos visitantes num jogo online interativo disponível numa plataforma da ESTIG constituído por um conjunto de questões sobre Literacia Financeira e Educação para o Consumo. Sala: Sala a definir - ESTIG |
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S2- D1 Curso: CTESP em Desporto Lazer e Bem-estar e Licenciatura em Desporto Nome da Atividade: À descoberta do Campus Descrição: Através da modalidade desportiva Orientação, os participantes irão descobrir o campus do IPBeja e responder a perguntas e desafios relacionados com a Atividade Física e Desporto. Sala: Campo Basquetebol ESEB |
S2- E1 Curso: CTESP em Apoio em Cuidados Continuados Integrados Nome da Atividade: Andar… de outra forma! Descrição: Os alunos terão oportunidade de conhecer vários equipamentos que permitam o posicionamento e a mobilidade de crianças, adultos e idosos com algum tipo de alteração física. Haverá oportunidade de conversa informal com os alunos do 1º ano do CTeSP e partilha de informação acerca do curso. Sala: Sala a designar – ESS
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S2- F1 Curso: Licenciatura em Enfermagem Nome da Atividade: Apresentação do Curso Descrição: Apresentação do curso e laboratórios. Sala: ESS Responsável pela atividade: Dulce Santiago
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S2- G1 Curso: CTESP Sistemas de Proteção do Ambiente Licenciatura em Engenharia do Ambiente, e Licenciatura em Tecnologias Bioanalíticas Nome da Atividade: Sustentabilidade Ambiental e Tecnologias Bioanalíticas: Haverá medicamentos na água que bebemos? Descrição: Os alunos irão contatar com uma metodologia de ponta para quantificar o Ipobrufeno em águas. Irão também realizar ensaios e visualizar o efeito da água poluída com ipobrufeno em organismos aquáticos (Dafnias). Irão utilizar programa informático para determinar a pegada hídrica de cada participante. Sala: ESAB (Laboratórios 6, 7, 8, sala de informática)
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S1- H1 Curso: CTESP Sistemas de Proteção do Ambiente Licenciatura em Engenharia do Ambiente, e Licenciatura em Tecnologias Bioanalíticas Nome da Atividade: S Tecnologias Bioanalíticas e Sustentabilidade Ambiental: Como podemos conhecer a qualidade do ar que respiramos em Beja? Descrição: Os alunos irão conhecer uma metodologia de ponta que permite avaliar a qualidade do ar de Beja. Irão também produzir biodiesel (combustível verde) a partir de óleos alimentares usados.. Sala: : ESAB (Laboratórios 6, 7, 8, sala de informática)
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12h30 |
Almoço no refeitório do IPBeja |
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14h00 |
Atividades práticas /experimentais organizadas pelos cursos |
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Série 3 – 14h00 – 14h30 |
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S3- A Curso: Licenciatura em Agronomia Nome da Atividade: Primaveras Silenciosas – como evitar? Descrição: Tem como principal objetivo a promoção da cultura científica e a aproximação da comunidade à ciência, possibilita um melhor processo de ensino-aprendizagem desta área cientifica aos alunos de todas as escolas do distrito. Sala: Lab.13 da ESAB |
S3- B Curso: Licenciatura em Agronomia Nome da Atividade: Como usar a Inteligência Artificial de forma inteligente Descrição: Através de exemplos simples, no qual irão participar usando os computadores, mostrar aos alunos como podem usar a inteligência artificial, de uma forma crítica/inteligente, para os ajudar em tarefas de apoio ao estudo: Tradução; Correção de erros ortográficos e gramaticais; Ajuda em pesquisas. Sala: Sala de Informática da ESAB
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S3- C Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas, CTESP em Viticultura e Enologia e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Utilização de equipamentos com tecnologia associada na execução de algumas atividades agrícolas Descrição: Execução/observação de trabalhos a efetuar por equipamentos equipados com alta tecnologia usada em agricultura de precisão. Utilização do GPS com RTK na execução de algumas atividades agrícolas. Sala: Centro Experimental
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S3- D Curso: Licenciatura em Agronomia Nome da Atividade: Como crescem as plantas? Descrição: Os meristemas como motores de crescimento, em altura e em diâmetro. O que são, onde se situam e resultado da sua atividade. Sala: Lab. 14 ESAB |
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S3- E Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas regadas, CTESP em Viticultura e Enologia e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: O Solo e a Produção Vegetal Descrição: Nas sociedades modernas exige-se que a produção vegetal seja capaz de suprir as necessidades alimentares das populações, atendendo à qualidade, baixo preço, e que simultaneamente seja obtida de um modo sustentável para que os efeitos sobre o ambiente sejam minorados e a qualidade e produtividade dos solos asseguradas. Assim, é muito importante a gestão adequada dos solos neste setor de atividade económica que se pretende atual, moderno e sustentável e adaptada às alterações climáticas. Com esta atividade, pretende-se mostrar algumas ferramentas de avaliação das condições do solo direcionadas para a produção vegetal nomeadamente a fertilidade dos solos e a disponibilidade de água para as culturas. Sala: Lab. 4 ESAB
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S3- F Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Identificação de sementes Descrição: Tem como principal objetivo a promoção da cultura científica e a aproximação da comunidade à ciência, possibilita um melhor processo de ensino-aprendizagem desta área cientifica aos alunos de todas as escolas do distrito. Sala: Lab. De Análise de Sementes e Matérias Primas Vegetais |
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S3- G Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Avaliação da qualidade de cereais e farinhas Descrição: Determinação de parâmetros para avaliação da qualidade de cereais praganosos e farinhas. Utilização industrial e obtenção de produtos. Sala: Lab. De Análise de Sementes e Matérias Primas Vegetais
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S3- H Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas, CTESP em Viticultura e Enologia e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Visita orientada ao Museu Botânico do IPBeja Descrição: Sessão sobre a importância das plantas na sociedade humana, com exemplos de usos tradicionais em Portugal e no Mundo. Sala: Museu Botânico |
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S3- I Curso: Técnico Superior Profissional em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Análise de alimentos para animais Descrição: Preparação de amostras de alimentos para animais, envolvendo a preparação das amostras, desidratação, moenda de amostras pré-preparadas e pesagem em balança de precisão. Sala: Laboratório de Nutrição Animal |
S3- J Curso: Técnico Superior Profissional em Análises Laboratoriais, Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Inovação Alimentar, Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Licenciatura em Tecnologias Bioanalícias Nome da Atividade: Mundo micro e macro dos micróbios Descrição: Observação de diferentes grupos microbianos ao microscópio e em projeção e em culturas, salientando a importância destas duas formas de estudo dos microrganismos na sua identificação. Sala: Laboratório 10
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S3- K Curso: Técnico Superior Profissional em Análises Laboratoriais, Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Inovação Alimentar, Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Licenciatura em Tecnologias Bioanalíticas Nome da Atividade: Apanhar Micróbios na água Descrição: Os alunos irão contatar com uma das metodologias mais utilizada na análise microbiológica de águas e outros produtos líquidos, a filtração por membrana. Sala: Laboratório 10
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S3- L Curso: Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e CTESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: Identificação de Nutrientes em Alimentos Descrição: Esta atividade lúdica irá permitir os estudantes realizarem pequenos trabalhos experimentais em laboratório para a identificação dos principais nutrientes existentes em alimentos. A atividade compreende três etapas, com disponibilização de documentos de suporte para realização das atividades e explicação dos princípios pedagógicos subjacentes. Serão realizadas pequenas atividades laboratoriais aos nutrientes presentes em diferentes alimentos: A – Identificação de proteínas; B – Identificação de glícidos; C – Identificação de lípidos. Serão utilizados alimentos como pão, banana, batata, leite, sumos de fruta, entre muitos outros. Sala: ESAB – Laboratório 21
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S3- M Curso: Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos Nome da Atividade: Determinação do grau Brix e da acidez em frutos e sumos de frutos Descrição: Determinação do resíduo seco solúvel por refractometria e da acidez em frutos e sumos de frutos no sentido da avaliação do grau de maturação e do equilíbrio doce/acidez Sala: Lab 18 ESAB
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S3- N Curso: Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e CTESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: O Incrível Mundo dos Hidrocolóides Descrição: O hidrocolóides são componentes naturais, maioritariamente de origem vegetal e com uma vasta aplicação na indústria alimentar. Actualmente são bastante utilizados pela indústria e estão na base da criação de novos produtos permitindo melhorar as características em função das exigências do consumidor. Nesta actividade os alunos irão realizar experiências com a utilização de alguns hidrocolóides de uso alimentar, onde poderão observar a mudança de estado sob diferentes condições, estando previstas as seguintes actividades: Ooblek – O fluído não-newtoniano: preparação do fuído de Ooblek e avaliação do seu comportamento em função da velocidade de deformação. Caviar de fruta: utilização de alginato de sódio na preparação de esferas de fruta a partir de concentrados. Sala: Planta Piloto
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S3- O Curso: TESP em Gestão de Organizações Sociais Nome da Atividade: Quem sou eu? Gestor de uma Organização Social por um dia Descrição: Jogo de perguntas e respostas orientadas para a temática da Gestão de Organizações Sociais. Sala: ESTIG – sala a definir
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S3- P Curso: TESP em Gestão de Organizações Sociais Nome da Atividade: Como usar a inteligência Artificial de forma inteligente Descrição: Através de exemplos simples, no qual irão participar usando os computadores, mostrar aos alunos como podem usar a inteligência artificial, de uma forma crítica/inteligente, para os ajudar em tarefas de apoio ao estudo: Tradução; Correção de erros ortográficos e gramaticais; Ajuda em pesquisas na área das Organizações Sociais. Sala: Lab.9 da ESTIG
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S3- Q Curso: Técnico Superior Profissional em Psicogerontologia Nome da Atividade: Workshop sobre o envelhecimento Descrição: Brainstorming sobre a intergeracionalidade e o processo de envelhecimento. Breve apresentação do CTESP em Psicogerontologia. Sala: sala 2.13 da ESEB
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S3- R Curso: Licenciatura em Serviço Social Nome da Atividade: Workshop “Ser Assistente Social” Descrição: Sala: ESEB – sala a definir |
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S3- S Curso: Técnico Superior Profissional em Som e Imagem Nome da Atividade: Simulação da realização de um Programa Descrição: Produção e edição de áudio, onde assistirão a uma simulação da realização de um programa com a atuação de um aluno do Tesp de Som e Imagem Sala: ESEB – Estúdio de Produção Áudio |
S3- T Curso: TESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: Avaliação da qualidade do leite para o fabrico do queijo Descrição: A atividade consistirá em avaliar o grau de frescura do leite através da determinação da acidez e da realização de testes microbiológicos qualitativos. Sala: Lab.16 da ESAB
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S3- U Curso: TESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: Os microrganismos e os alimentos Descrição: Explorar a relação dos microrganismos com os alimentos, quer nos aspetos benéficos quer prejudiciais. Alimentos produzidos por microrganismos; alimentos que incluem microrganismos; microrganismos como alimentos. Observação microscópica de alguns destes microrganismos. Alimentos degradados por microrganismos; alimentos como veículo de microrganismos patogénicos. Observação microscópica de alguns destes microrganismos. Sala: Lab.11 da ESAB
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S3- V Curso: Licenciatura em Terapia Ocupacional Nome da Atividade: Casa: um espaço para todos Descrição: Dar a conhecer aos participantes na atividade algumas divisões de uma casa, que podem ser adaptadas a diversas situações em que as pessoas, devido a alterações na sua condição de vida, perdem a sua independência e autonomia dentro da sua própria casa. Sala: Laboratório de Reabilitação - ESSB |
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S3- W Curso: Licenciatura em Engenharia Informática Nome da Atividade: Circuito Eugénio – Experimentação de Sistema de CAA no LabSI2 Descrição: O Eugénio é um sistema informático para a investigação em comunicação aumentativa e alternativa que também pode ser utilizado como solução de comunicação do dia-a-dia. Esta ferramenta pode ter diferentes configurações e dispositivos de entrada de dados conforme as características dos seus utilizadores. Pretende-se que visitantes percorram um circuito onde possam escrever frases no Eugénio em vários computadores, cada um com diferentes configurações de uso e dispositivos de entrada. Alguns resultados da tarefa serão mostrados aos utilizadores. Sala: L.15 (sala do LabSI2) – ESTIG
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S3- X Curso: Licenciatura em Audiovisual e Multimédia Nome da Atividade: Produção Audiovisual em Estúdio Descrição: Breve enquadramento da produção audiovisual em contexto de estúdio. Sala: Sala 1.2- ESEB |
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S3- Y Curso: Licenciatura em Turismo e CTESP em Informação e Comercialização Turística Nome da Atividade: “Turista por Um Dia no IPBeja” Descrição: Explorar, através de uma atividade lúdica organizada por alunos e docentes, o plano curricular, saídas profissionais, conhecimentos adquiridos, atividades e exercícios práticos realizados durante os vários anos de Curso, bem como as várias propostas de internacionalização. Explorar o turismo como uma atividade abrangente, com vários perfis de funções e em várias dimensões: económica, cultural, social, ambiental; contactar com a importância do Turismo à escala global, nacional e regional e contactar com a riqueza de Portugal como destino turístico. “Turista por um Dia no IPBeja” é uma “viagem” ao mundo do conhecimento do Turismo. Sala: Laboratório de Turismo e sala a definir - ESTIG |
S3- Z Curso: Licenciatura em Turismo e CTESP em Informação e Comercialização Turística Nome da Atividade: “Turista por Um Dia no IPBeja” Descrição: Explorar, através de uma atividade lúdica organizada por alunos e docentes, o plano curricular, saídas profissionais, conhecimentos adquiridos, atividades e exercícios práticos realizados durante os vários anos de Curso, bem como as várias propostas de internacionalização. Explorar o turismo como uma atividade abrangente, com vários perfis de funções e em várias dimensões: económica, cultural, social, ambiental; contactar com a importância do Turismo à escala global, nacional e regional e contactar com a riqueza de Portugal como destino turístico. “Turista por um Dia no IPBeja” é uma “viagem” ao mundo do conhecimento do Turismo. Sala: Laboratório de Turismo e sala a definir – ESTIG
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S3- A1 Curso: CTESP em Apoio à Infância e Licenciatura em Educação Básica Nome da Atividade: Como animar os intervalos escolares no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico? Descrição: Realização de jogos tradicionais, cantigas de roda e leituras partilhadas. Sala: Campus do IPBeja |
S3- B1 Curso: Licenciatura em Gestão de Empresas Nome da Atividade: Jogo de Gestão Empresarial Interativo Descrição: Participação dos alunos visitantes num jogo online interativo disponível numa plataforma da ESTIG constituído por um conjunto de questões sobre Literacia Financeira e Educação para o Consumo. Sala: Sala a definir – ESTIG
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S3- C1 Curso: CTESP em Desporto Lazer e Bem-estar e Licenciatura em Desporto Nome da Atividade: À descoberta do Campus Descrição: Através da modalidade desportiva Orientação, os participantes irão descobrir o campus do IPBeja e responder a perguntas e desafios relacionados com a Atividade Física e Desporto. Sala: Campo Basquetebol ESEB |
S3- D1 Curso: CTESP em Apoio em Cuidados Continuados Integrados Nome da Atividade: Princípios Básicos sobre Monitorização de Parâmetros de Saúde Descrição: Atividade de observação/ação, em que os estudantes terão oportunidade de conhecer alguns princípios que suportam a monitorização de parâmetros de saúde, como a interpretação dos valores da tensão arterial, avaliada com tensiómetro digital e a da glicemia capilar, avaliada com glicómetro. Durante a atividade os participantes terão a possibilidade de assistir/participar numa breve apresentação acerca do referido CTesp, colocar questões/retirar dúvidas. Serão convidados os estudantes do 1º ano do curso, a participar na sessão, com o seu testemunho, caso possuam disponibilidade para o fazer. Sala: Sala a designar – ESS
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S3-E1 Curso: CTESP Sistemas de Proteção do Ambiente Licenciatura em Engenharia do Ambiente, e Licenciatura em Tecnologias Bioanalíticas Nome da Atividade: Sustentabilidade Ambiental e Tecnologias Bioanalíticas: Haverá medicamentos na água que bebemos? Descrição: Os alunos irão contatar com uma metodologia de ponta para quantificar o Ipobrufeno em águas. Irão também realizar ensaios e visualizar o efeito da água poluída com ipobrufeno em organismos aquáticos (Dafnias). Irão utilizar programa informático para determinar a pegada hídrica de cada participante. Sala: ESAB (Laboratórios 6, 7, 8, sala de informática)
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S3-F1 Curso: CTESP Sistemas de Proteção do Ambiente Licenciatura em Engenharia do Ambiente, e Licenciatura em Tecnologias Bioanalíticas Nome da Atividade: S Tecnologias Bioanalíticas e Sustentabilidade Ambiental: Como podemos conhecer a qualidade do ar que respiramos em Beja? Descrição: Os alunos irão conhecer uma metodologia de ponta que permite avaliar a qualidade do ar de Beja. Irão também produzir biodiesel (combustível verde) a partir de óleos alimentares usados.. Sala: : ESAB (Laboratórios 6, 7, 8, sala de informática)
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14h30 |
Rotação entre atividades |
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14h40 |
Atividades práticas /experimentais organizadas pelos cursos |
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Série 4 – 14h40 – 15h10
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S4- A Curso: Licenciatura em Agronomia Nome da Atividade: Primaveras Silenciosas – como evitar? Descrição: Tem como principal objetivo a promoção da cultura científica e a aproximação da comunidade à ciência, possibilita um melhor processo de ensino-aprendizagem desta área cientifica aos alunos de todas as escolas do distrito. Sala: Lab.13 da ESAB
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S4- B Curso: Licenciatura em Agronomia Nome da Atividade: Como usar a Inteligência Artificial de forma inteligente Descrição: Através de exemplos simples, no qual irão participar usando os computadores, mostrar aos alunos como podem usar a inteligência artificial, de uma forma crítica/inteligente, para os ajudar em tarefas de apoio ao estudo: Tradução; Correção de erros ortográficos e gramaticais; Ajuda em pesquisas. Sala: Sala de Informática da ESAB
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S4- C Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas, CTESP em Viticultura e Enologia e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Utilização de equipamentos com tecnologia associada na execução de algumas atividades agrícolas Descrição: Execução/observação de trabalhos a efetuar por equipamentos equipados com alta tecnologia usada em agricultura de precisão. Utilização do GPS com RTK na execução de algumas atividades agrícolas. Sala: Centro Experimental
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S4- D Curso: Licenciatura em Agronomia Nome da Atividade: Como crescem as plantas? Descrição: Os meristemas como motores de crescimento, em altura e em diâmetro. O que são, onde se situam e resultado da sua atividade. Sala: Lab. 14 ESAB |
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S4- E Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas regadas, CTESP em Viticultura e Enologia e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: O Solo e a Produção Vegetal Descrição: Nas sociedades modernas exige-se que a produção vegetal seja capaz de suprir as necessidades alimentares das populações, atendendo à qualidade, baixo preço, e que simultaneamente seja obtida de um modo sustentável para que os efeitos sobre o ambiente sejam minorados e a qualidade e produtividade dos solos asseguradas. Assim, é muito importante a gestão adequada dos solos neste setor de atividade económica que se pretende atual, moderno e sustentável e adaptada às alterações climáticas. Com esta atividade, pretende-se mostrar algumas ferramentas de avaliação das condições do solo direcionadas para a produção vegetal nomeadamente a fertilidade dos solos e a disponibilidade de água para as culturas. Sala: Lab. 4 ESAB
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S4- F Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Identificação de sementes Descrição: Tem como principal objetivo a promoção da cultura científica e a aproximação da comunidade à ciência, possibilita um melhor processo de ensino-aprendizagem desta área cientifica aos alunos de todas as escolas do distrito. Sala: Lab. De Análise de Sementes e Matérias Primas Vegetais |
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S4- G Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Avaliação da qualidade de cereais e farinhas Descrição: Determinação de parâmetros para avaliação da qualidade de cereais praganosos e farinhas. Utilização industrial e obtenção de produtos. Sala: Lab. De Análise de Sementes e Matérias Primas Vegetais
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S4- H Curso: Licenciatura em Agronomia, CTESP em Culturas Regadas, CTESP em Viticultura e Enologia e CTESP em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Visita orientada ao Museu Botânico do IPBeja Descrição: Sessão sobre a importância das plantas na sociedade humana, com exemplos de usos tradicionais em Portugal e no Mundo. Sala: Museu Botânico
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S4- I Curso: Técnico Superior Profissional em Agropecuária Mediterrânica Nome da Atividade: Análise de alimentos para animais Descrição: Preparação de amostras de alimentos para animais, envolvendo a preparação das amostras, desidratação, moenda de amostras pré-preparadas e pesagem em balança de precisão. Sala: Laboratório de Nutrição Animal |
S4- J Curso: Técnico Superior Profissional em Análises Laboratoriais, Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Inovação Alimentar, Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Licenciatura em Tecnologias Bioanalícias Nome da Atividade: Mundo micro e macro dos micróbios Descrição: Observação de diferentes grupos microbianos ao microscópio e em projeção e em culturas, salientando a importância destas duas formas de estudo dos microrganismos na sua identificação. Sala: Laboratório 10
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S4- K Curso: Técnico Superior Profissional em Análises Laboratoriais, Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Inovação Alimentar, Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Licenciatura em Tecnologias Bioanalícias Nome da Atividade: Apanhar Micróbios na água Descrição: Os alunos irão contatar com uma das metodologias mais utilizada na análise microbiológica de águas e outros produtos líquidos, a filtração por membrana. Sala: Laboratório 10 |
S4- L Curso: Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e CTESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: Identificação de Nutrientes em Alimentos Descrição: Esta atividade lúdica irá permitir os estudantes realizarem pequenos trabalhos experimentais em laboratório para a identificação dos principais nutrientes existentes em alimentos. A atividade compreende três etapas, com disponibilização de documentos de suporte para realização das atividades e explicação dos princípios pedagógicos subjacentes. Serão realizadas pequenas atividades laboratoriais aos nutrientes presentes em diferentes alimentos: A – Identificação de proteínas; B – Identificação de glícidos; C – Identificação de lípidos. Serão utilizados alimentos como pão, banana, batata, leite, sumos de fruta, entre muitos outros. Sala: ESAB – Laboratório 21
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S4- M Curso: Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos Nome da Atividade: Determinação do grau Brix e da acidez em frutos e sumos de frutos Descrição: Determinação do resíduo seco solúvel por refractometria e da acidez em frutos e sumos de frutos no sentido da avaliação do grau de maturação e do equilíbrio doce/acidez Sala: Lab 18 ESAB |
S4- N Curso: Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e CTESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: O Incrível Mundo dos Hidrocolóides Descrição: O hidrocolóides são componentes naturais, maioritariamente de origem vegetal e com uma vasta aplicação na indústria alimentar. Actualmente são bastante utilizados pela indústria e estão na base da criação de novos produtos permitindo melhorar as características em função das exigências do consumidor. Nesta actividade os alunos irão realizar experiências com a utilização de alguns hidrocolóides de uso alimentar, onde poderão observar a mudança de estado sob diferentes condições, estando previstas as seguintes actividades: Ooblek – O fluído não-newtoniano: preparação do fuído de Ooblek e avaliação do seu comportamento em função da velocidade de deformação. Caviar de fruta: utilização de alginato de sódio na preparação de esferas de fruta a partir de concentrados. Sala: Planta Piloto
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S4- O Curso: TESP em Gestão de Organizações Sociais Nome da Atividade: Quem sou eu? Gestor de uma Organização Social por um dia Descrição: Jogo de perguntas e respostas orientadas para a temática da Gestão de Organizações Sociais. Sala: ESTIG – sala a definir |
S4- P Curso: TESP em Gestão de Organizações Sociais Nome da Atividade: Como usar a inteligência Artificial de forma inteligente Descrição: Através de exemplos simples, no qual irão participar usando os computadores, mostrar aos alunos como podem usar a inteligência artificial, de uma forma crítica/inteligente, para os ajudar em tarefas de apoio ao estudo: Tradução; Correção de erros ortográficos e gramaticais; Ajuda em pesquisas na área das Organizações Sociais. Sala: Lab.9 da ESTIG
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S4- Q Curso: Técnico Superior Profissional em Psicogerontologia Nome da Atividade: Workshop sobre o envelhecimento Descrição: Brainstorming sobre a intergeracionalidade e o processo de envelhecimento. Breve apresentação do CTESP em Psicogerontologia. Sala: sala 2.13 da ESEB
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S4- R Curso: Licenciatura em Serviço Social Nome da Atividade: Workshop “Ser Assistente Social” Descrição: Sala: ESEB – sala a definir |
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S4- S Curso: Técnico Superior Profissional em Som e Imagem Nome da Atividade: Simulação da realização de um Programa Descrição: Produção e edição de áudio, onde assistirão a uma simulação da realização de um programa com a atuação de um aluno do Tesp de Som e Imagem Sala: ESEB – Estúdio de Produção Áudio |
S4- T Curso: TESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: Avaliação da qualidade do leite para o fabrico do queijo Descrição: A atividade consistirá em avaliar o grau de frescura do leite através da determinação da acidez e da realização de testes microbiológicos qualitativos. Sala: Lab.16 da ESAB
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S4- U Curso: TESP em Tecnologia e Inovação Alimentar Nome da Atividade: Os microrganismos e os alimentos Descrição: Explorar a relação dos microrganismos com os alimentos, quer nos aspetos benéficos quer prejudiciais. Alimentos produzidos por microrganismos; alimentos que incluem microrganismos; microrganismos como alimentos. Observação microscópica de alguns destes microrganismos. Alimentos degradados por microrganismos; alimentos como veículo de microrganismos patogénicos. Observação microscópica de alguns destes microrganismos. Sala: Lab.11 da ESAB
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S4- V Curso: Licenciatura em Terapia Ocupacional Nome da Atividade: Casa: um espaço para todos Descrição: Dar a conhecer aos participantes na atividade algumas divisões de uma casa, que podem ser adaptadas a diversas situações em que as pessoas, devido a alterações na sua condição de vida, perdem a sua independência e autonomia dentro da sua própria casa. Sala: Laboratório de Reabilitação – ESSB |
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S4- W Curso: Licenciatura em Engenharia Informática Nome da Atividade: Circuito Eugénio – Experimentação de Sistema de CAA no LabSI2 Descrição: O Eugénio é um sistema informático para a investigação em comunicação aumentativa e alternativa que também pode ser utilizado como solução de comunicação do dia-a-dia. Esta ferramenta pode ter diferentes configurações e dispositivos de entrada de dados conforme as características dos seus utilizadores. Pretende-se que visitantes percorram um circuito onde possam escrever frases no Eugénio em vários computadores, cada um com diferentes configurações de uso e dispositivos de entrada. Alguns resultados da tarefa serão mostrados aos utilizadores. Sala: L.15 (sala do LabSI2) – ESTIG
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S4- X Curso: Licenciatura em Audiovisual e Multimédia Nome da Atividade: Produção Audiovisual em Estúdio Descrição: Breve enquadramento da produção audiovisual em contexto de estúdio. Sala: Sala 1.2- ESEB |
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S4- Y Curso: Licenciatura em Turismo e CTESP em Informação e Comercialização Turística Nome da Atividade: “Turista por Um Dia no IPBeja” Descrição: Explorar, através de uma atividade lúdica organizada por alunos e docentes, o plano curricular, saídas profissionais, conhecimentos adquiridos, atividades e exercícios práticos realizados durante os vários anos de Curso, bem como as várias propostas de internacionalização. Explorar o turismo como uma atividade abrangente, com vários perfis de funções e em várias dimensões: económica, cultural, social, ambiental; contactar com a importância do Turismo à escala global, nacional e regional e contactar com a riqueza de Portugal como destino turístico. “Turista por um Dia no IPBeja” é uma “viagem” ao mundo do conhecimento do Turismo. Sala: Laboratório de Turismo e sala a definir - ESTIG |
S4- Z Curso: Licenciatura em Turismo e CTESP em Informação e Comercialização Turística Nome da Atividade: “Turista por Um Dia no IPBeja” Descrição: Explorar, através de uma atividade lúdica organizada por alunos e docentes, o plano curricular, saídas profissionais, conhecimentos adquiridos, atividades e exercícios práticos realizados durante os vários anos de Curso, bem como as várias propostas de internacionalização. Explorar o turismo como uma atividade abrangente, com vários perfis de funções e em várias dimensões: económica, cultural, social, ambiental; contactar com a importância do Turismo à escala global, nacional e regional e contactar com a riqueza de Portugal como destino turístico. “Turista por um Dia no IPBeja” é uma “viagem” ao mundo do conhecimento do Turismo. Sala: Laboratório de Turismo e sala a definir – ESTIG
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S4- A1 Curso: CTESP em Apoio à Infância e Licenciatura em Educação Básica Nome da Atividade: Como animar os intervalos escolares no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico? Descrição: Realização de jogos tradicionais, cantigas de roda e leituras partilhadas. Sala: Campus do IPBeja |
S4- B1 Curso: Licenciatura em Gestão de Empresas Nome da Atividade: Jogo de Gestão Empresarial Interativo Descrição: Participação dos alunos visitantes num jogo online interativo disponível numa plataforma da ESTIG constituído por um conjunto de questões sobre Literacia Financeira e Educação para o Consumo. Sala: Sala a definir – ESTIG
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S4- C1 Curso: CTESP em Desporto Lazer e Bem-estar e Licenciatura em Desporto Nome da Atividade: À descoberta do Campus Descrição: Através da modalidade desportiva Orientação, os participantes irão descobrir o campus do IPBeja e responder a perguntas e desafios relacionados com a Atividade Física e Desporto. Sala: Campo Basquetebol ESEB |
S4- D1 Curso: CTESP em Apoio em Cuidados Continuados Integrados Nome da Atividade: Princípios Básicos sobre Monitorização de Parâmetros de Saúde Descrição: Atividade de observação/ação, em que os estudantes terão oportunidade de conhecer alguns princípios que suportam a monitorização de parâmetros de saúde, como a interpretação dos valores da tensão arterial, avaliada com tensiómetro digital e a da glicemia capilar, avaliada com glicómetro. Durante a atividade os participantes terão a possibilidade de assistir/participar numa breve apresentação acerca do referido CTesp, colocar questões/retirar dúvidas. Serão convidados os estudantes do 1º ano do curso, a participar na sessão, com o seu testemunho, caso possuam disponibilidade para o fazer. Sala: Sala a designar – ESS
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S4-E1 Curso: CTESP Sistemas de Proteção do Ambiente Licenciatura em Engenharia do Ambiente, e Licenciatura em Tecnologias Bioanalíticas Nome da Atividade: Sustentabilidade Ambiental e Tecnologias Bioanalíticas: Haverá medicamentos na água que bebemos? Descrição: Os alunos irão contatar com uma metodologia de ponta para quantificar o Ipobrufeno em águas. Irão também realizar ensaios e visualizar o efeito da água poluída com ipobrufeno em organismos aquáticos (Dafnias). Irão utilizar programa informático para determinar a pegada hídrica de cada participante. Sala: ESAB (Laboratórios 6, 7, 8, sala de informática)
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S4-F1 Curso: CTESP Sistemas de Proteção do Ambiente Licenciatura em Engenharia do Ambiente, e Licenciatura em Tecnologias Bioanalíticas Nome da Atividade: S Tecnologias Bioanalíticas e Sustentabilidade Ambiental: Como podemos conhecer a qualidade do ar que respiramos em Beja? Descrição: Os alunos irão conhecer uma metodologia de ponta que permite avaliar a qualidade do ar de Beja. Irão também produzir biodiesel (combustível verde) a partir de óleos alimentares usados.. Sala: : ESAB (Laboratórios 6, 7, 8, sala de informática)
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