Objetivos e Metodologias
Atendendo à vocação do Ensino Superior Politécnico, procura-se com esta oferta formativa responder às necessidades de formação avançada com caráter específico e profissional.
Este curso, dirigido especialmente aos atuais e aos futuros profissionais de Turismo, mas também de áreas congéneres, em modalidade de e-learning, está vocacionado para o desenvolvimento de competências e de qualificações teóricas e técnicas na área específica do Turismo Sustentável, fatores determinantes para o sucesso das organizações nos dias de hoje.
Os seus principais objetivos são:
1. Fornecer bases sólidas de conhecimento e ferramentas que permitam gerir de forma sustentável toda a componente turística, seja no setor privado, em organismos públicos do Turismo, ou ainda em organismos com forte relação com o setor;
2. Fornecer conhecimentos que facilitem a compreensão da dinâmica do desenvolvimento do turismo, nomeadamente do planeamento e estruturação do território turístico, na economia circular e na transição digital das empresas;
3. Formar profissionais conscientes da importância que a gestão adequada das atividades turísticas pode e deve constituir, enquanto contributo efetivo para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e para a consumação de uma gestão assente na Responsabilidade Social;
4. Dar a conhecer a importância da saúde e do bem-estar, enquanto aspetos relevantes na sociedade atual, salientados pelas Nações Unidas, na sua Agenda para um Desenvolvimento Sustentável, com vista à definição de uma estratégia de mudança de comportamento, promotora de felicidade e de estilos de vida saudáveis.
Em síntese, os seus pilares/dimensões essenciais são:
a) Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
b) Planeamento do Território;
c) Saúde e bem-estar;
d) Aplicação prática, através da criação de soluções para problemas reais das organizações.
O seu programa curricular nasceu no âmbito do consórcio MERIDIES, enquadrado nas prioridades formativas definidas por organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas, a Organização Mundial de Turismo e, a nível nacional, pelo Turismo de Portugal, no contexto da sua «Estratégia Turismo 20-27» e do seu «Plano de Turismo + Sustentável 20-23».
Procurou-se envolver empresas relevantes na área da sustentabilidade, bem como contar com a participação de profissionais ligados a organismos de relevância no setor, de que são exemplo: o Turismo de Portugal (TP), a Associação Portuguesa de Turismo Sustentável (APTS), a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) e a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), entre outros.