IPBeja - Instituto Politécnico de Beja

(versão inglesa) 

Licenciatura
Engenharia Informática

 

A Licenciatura em Engenharia Informática está adequada ao processo de Bolonha desde 2006/2007, está acreditada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), está reconhecida e registada na Ordem dos dos Engenheiros Técnicos (OET), e segue as recomendações da Association for Computing Machinery (ACM), a maior associação cientifica e educacional de Informática a nível mundial.

A Licenciatura em Engenharia Informática prepara os alunos para o mercado de trabalho e possibilita o acesso a mestrados mais específicos, em Portugal, e no estrangeiro.



Pode acompanhar a atividade do curso nas seguintes redes sociais

   

CorpoFiltro
 
"Um Dia na ESTIG - Aprender Informática no IPBeja" - Visite-nos durante um dia

1 Dia na ESTIG - 2016

 
Com o objectivo de darmos a conhecer as diversas formações e a investigação na área de informática, desenvolvidas no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), vimos por este convidar os alunos e os professores da área de informática, das escolas secundárias e profissionais da zona sul do país, a visitar a nossa escola. Para tal, propomos um programa de atividades. Para usufruir desta iniciativa, o professor responsável por uma(s) turma(s) pode solicitar-nos por email (informática@ipbeja.pt), um dia para efetuar a visita.

Entre os meses de fevereiro/2016 e abril/2016, recebemos a visita de várias turmas:

* 11.º ano do curso Técnico Multimédia da Escola Secundária Diogo Gouveia (Beja)
* CET - Técnico de Redes e Sistemas Informáticos (IEFP - Santiago do Cacém)
* 2.º ano do curso de Técnico de Informática de Gestão (Escola Profissional de Alvito)

 
A Engenharia Informática desenvolveu atividades experimentais no Dia Aberto do IPBeja 2015
 

Dia Aberto IPBeja 2015 - LEI

 
O Curso de Licenciatura em Engenharia em Informática, em colaboração com o curso de Técnico Superior Profissional "Tecnologias Web e Dispositivos Móveis", participou no Dia Aberto do IPBeja, no passado dia 19 de Maio, disponibilizando duas atividades experimentais na área da informática, aos cerca de quarenta alunos de escolas secundárias e profissionais que nos visitaram. Estas atividades permitiram-lhe enriquecer os seus conhecimentos nesta área, bem como, trocar impressões com alguns docentes, sobre questões técnicas dos trabalhos desenvolvidos, ou relativamente ao seu ingresso nestes curso. As atividades desenvolvidas foram as seguintes:
  • Interação com jogos digitais de quebra-cabeça através de gestos, cuja visualização em exibida num ecrã de grandes dimensões
  • Aula sobre o desenvolvimento de aplicações para telemóvel Android

Agradecemos a visita  dos alunos e professores acompanhantes, que participaram nas nossas atividades, e que foram provenientes, da Escola Tecnologica do Litoral Alentejano (Sines), da Escola Secundária Diogo Gouveia (Beja), e da Escola Secundária de Moura.

 
Dia da Informática 2015, no dia 29 de abril, das 14:00 às 18:00, no auditório A1 da ESTIG
 

Dia Aberto IPBeja 2015 - LEI

 
No próximo dia 29 de Abril, realizar-se-á o evento "Dia da Informática 2014", entre as 14:00 e as 18:00, no auditório A1 da ESTIG, com um programa composto por diferentes temas e com diferentes tipos de oradores.

Este é um evento aberto a toda a comunidade académica, com especial interesse para os atuais alunos da licenciatura Engenharia Informática, mas que também útil para outros alunos dos cursos da área da informática do IPBeja (CET e Mestrado).

Pretende-se que este evento contribua para a formação presente e futura dos atuais alunos:

  • Transmitindo-lhes a experiência profissional sentida por licenciados que se formaram no IPBeja, e que estão integrados no mercado de trabalho da área do curso;
  • Colocando-os em contacto com trabalhos finais de curso, por forma a terem a perceção da sua importância e do tipo de trabalhos que já foram desenvolvidos;
  • Expondo-os ao mercado de trabalho de empresas da área, com a exemplificação de práticas de trabalho, das tecnologias desenvolvidas, e dos requisitos que as mesmas esperam encontrar em recém-licenciados na área de trabalho do curso.

 
"Um Dia na ESTIG - Aprender Informática no IPBeja" - Visite-nos durante um dia
 

1 Dia na ESTIG - Venha Aprender Informática no IPBeja

 
Com o objectivo de dar a conhecer as diversas formações e a investigação na área de informática, que são desenvolvidas no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), vimos por este convidar os alunos e os professores da área de informática, das escolas secundárias e profissionais da zona sul do país, a visitar a nossa escola. Para tal, propomos um programa de atividades, que decorre entre as 10h e as 16h. Para usufruir desta iniciativa, o professor responsável por uma(s) turma(s) pode solicitar-nos por email, um dia para efetuar a visita.

Entre os meses de março/2015 e junho/2015, recebemos a visita de várias turmas:
* 11.º ano do curso Técnico Multimédia da Escola Secundária Diogo Gouveia (Beja)
* 12.º ano do curso Técnico Multimédia da Escola Secundária Diogo Gouveia (Beja)
* CET -Técnico de Redes e Sistemas Informáticos (Santiago do Cacém)

 
O curso de Engenharia Informática tem alta empregabilidade
 

Plano de Estudos

 
Segundo os Dados e Estatísticas de Cursos Superiores, disponibilizados recentemente pelo Ministério da Educação e Ciência, o curso de Engenharia Informática do IPBeja tem uma empregabilidade de 93,1%, no período de 2007 a 2012. Este resultado é consistente com outros  estudos e artigos publicados na imprensa, relativamente a cursos superiores da área das tecnologias de informação, onde se insere esta nossa oferta formativa:
1 - 5 Seguinte

 Um Dia na ESTIG com uma turma da Escola Secundária de Serpa

Visita de uma turma do curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos da Escola Secundária de Serpa para conhecerem as instalações, os serviços, o plano do curso, os laboratórios, entre outras condições, que são oferecidos aos alunos que na frequência do curso da Licenciatura em Engenharia Informática

 

 Apresentação Imagine Cup 2014 no IPBeja

Apresentação do concurso de software "ImagineCup" por parte do aluno do curso (Student Partner da Microsof) e de um colaborador da Microsoft. Durante esta sessão foram apresentadas algumas tecnologias da Microsoft para programação móvel, cloud e apps do windows8

 

 Um Dia na ESTIG com duas turmas da Escola Secundária de Ferreira do Alentejo

Visita de duas turmas da Escola Secundária de Ferreira do Alentejo, para conhecerem as instalações, os serviços, o plano do curso, os laboratórios, entre outras condições, que são oferecidos aos alunos que na frequência do curso da Licenciatura em Engenharia Informática

 

©2011 - Instituto Politécnico de Beja
Ficha Técnica
Ficha Técnica