(versão inglesa)
Objetivos e Metodologia
O Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional pretende proporcionar formação técnica, científica e humana, que permita aos estudantes no final do curso:
o Prestar serviços de Terapia Ocupacional dirigidos ao cliente, família, comunidade e organizações;
o Participar na gestão de serviços de terapia Ocupacional;
o Participar no ensino relacionado com a sua área de estudos;
o Participar em estudos de investigação, promovendo o desenvolvimento científico da profissão.
É importante realçar que subjacentes à formação dos estudantes desenvolvem-se teorias como a Ciência Ocupacional, as Ciências da Terapia e Reabilitação e as Ciências Biomédicas, Sociais e de Comportamento, partindo sempre do pressuposto que a Terapia Ocupacional é a arte e a ciência que através da ocupação, permite a participação ativa da pessoa em ocupações significativas.
A Terapia Ocupacional promove a saúde, o bem-estar e a justiça ocupacional, contribuindo para uma sociedade inclusiva, onde a pessoa possa participar e desenvolver o seu potencial ocupacional.
O Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional está organizado em 8 semestres letivos e tem a duração de 4 anos. Cada semestre desenvolve uma temática específica que acompanha o ciclo vital do Homem e é constituído por um conjunto de unidades curriculares que visam o desenvolvimento de competências em cada uma das áreas de desenvolvimento.
O Curso que se apresenta está organizado segundo o desenvolvimento ontogénico do ser humano e os conteúdos abordados pelas diferentes unidades curriculares são dirigidos para as áreas nas quais ocorre a avaliação e a intervenção da Terapia Ocupacional nos diferentes períodos da vida do Ser Humano (criança, jovem, adulto e idoso), nomeadamente:
o Disfunções neurológicas;
o Disfunções ortopédicas;
o Disfunções reumatológicas;
o Disfunções psicossociais;
o Disfunções do desenvolvimento;
o Tecnologias de Apoio;
o Reintegração Social, Familiar, Educativa e Profissional;
o Entre outras.
O Curso Superior de Terapia Ocupacional deve preparar o aluno (ESTSP, 2006):
o Demonstrar competências de conduta profissional e de comunicação interpessoal com clientes, colegas e outros profissionais de saúde;
o Demonstrar competências de avaliação, planeamento da intervenção, intervenção e reavaliação com recurso a instrumentos específicos da Terapia Ocupacional e de acordo com as necessidades ocupacionais específicas de cada pessoa;
o Reconhecer e atuar sobre as necessidades de formação contínua como função de crescimento e manutenção de competências profissionais;
o Colaborar na administração e gestão do departamento onde está integrado;
o Analisar e participar no desenvolvimento da prática profissional;
o Desenvolver e participar em projetos de investigação.
O elenco de unidades curriculares previstas para o Curso de Terapia Ocupacional tem em conta os seguintes aspetos:
a) Trata-se de um curso superior predominantemente da área da Terapia Ocupacional;
b) Habilitação para a ocupação de forma a promover a saúde e o bem-estar;
c) As áreas científicas necessariamente abordadas devê-lo-ão ser numa perspetiva aplicada em temos predominantemente tecnológicos, de modo a permitir a profissionalização logo após o 1º ciclo.
Com base nestes pressupostos, a lógica da composição da estrutura curricular do Curso de Terapia Ocupacional é a seguinte, tomando o semestre como unidade funcional pedagógica:
- Os dois semestres do 1º ano são integrados por unidades curriculares genéricas, incidentes sobre ciências e disciplinas de base para a aprendizagem das mais específicas que se seguem;
- Os restantes semestres estão organizados segundo o desenvolvimento ontogénico do ser humano, sendo que todos os conteúdos são abordados sob o ponto de vista ocupacional. Ao longo de todo o segundo ano os conteúdos são abordados seguindo o encadeamento de disfunção, avaliação e intervenção, sempre com uma forte ligação à prática da Terapia Ocupacional, em grande parte, através dos estágios curriculares.