(versão inglesa)
Objectivos e Metodologias
Objectivos Gerais
Desenvolver as competências científicas e técnicas fundamentais para uma futura intervenção como profissional do desporto, enquanto técnico de exercício físico ou treinador desportivo.
Objectivos Especificos
Compreender o fenómeno desportivo e a sua organização bem como os principios do associativismo desportivo, metodologia do treino e gestão desportiva, de modo a poderem intervir na formação e aperfeiçoamento de atletas em formação, na gestão de instalações desportivas, na organização de eventos, na dinamização e desenvolvimento de actividades de desporto escolar e ainda melhoria do movimento associativo;
Adquirir as competências necessárias para a adopção dos procedimentos adequados à criação e implementação dos contextos de ensino mais favoráveis ao ensino-aprendizagem em Desporto;
Conhecer os efeitos especificos do exercicio sobre a saúde, e integrar equipas plurdisciplinares no sector da saúde, intervindo ao nível da prevenção da doença e na sua recuperação;
Desenvolver competências que conduzam à promoção de actividades fisicas e de lazer em instituições de caracter social (lares, ATL's, entre outros), jardins de infância, escolas do ensino básico, centros e clubes de condição física e saúde (academias, ginásios, Health Clubs), APPCDMs etc.
Dominar as metodologias e tecnicas relacionadas com as actividades de ar livre e animação ambiental, ficando capacitados para desenvolver actividades em associações e empresas de actividade ao ar livre, parques naturais, autarquias, clubes, escolas, entre outros.
Formar profissionais qualificados (com componente científica e pedagógica), com vivências múltiplas nas actividades desportivas, capazes de reconhecer o papel social e cultural do desporto;
Identificar e compreender as estruturas organizacionais, os vários agentes envolvidos, bem como os diferentes sectores de actividade;
Compreender e dominar processos de trabalho, operações, modos de organização / gestão e terminologia própria;
Desenvolver projectos apropriados às necessidades da comunidade, de acordo com as novas oportunidades de emprego nas áreas do desporto, actividade física e lazer;
Ser capaz de dinamizar e orientar actividades em associações e empresas de ar livre, parques naturais, autarquias, clubes, escolas, entre outros; avaliar, e prescrever programas nas várias especialidades desportivas; dirigir, organizar e promover a gestão desportiva (de espaços e eventos);
Metodologias
No curso de Desporto são utilizadas diversas metodologias, norteadas pelas linhas condutoras do Processo de Bolonha. São utilizadas de diferentes metodologias de modo a facilitar a aquisição das aprendizagens, onde se dá grande ênfase às componentes práticas das diversas unidades curriculares.